Martin Axelhed, CEO Global da Fjällräven desde 2005

Quando nosso fundador, Åke Nordin, me perguntou se eu estaria disposto a assumir o cargo de CEO da empresa que ele construiu com as próprias mãos ao longo de mais de

40 anos, eu sabia que não era uma decisão qualquer.


Na época, já trabalhava na Fjällräven há sete anos. Comecei na loja da Kungsgatan, em Estocolmo, vendendo equipamentos no balcão, e depois atuei como vendedor viajante, responsável pelos distritos mais ao norte da Suécia. Åke e eu compartilhamos muitas jornadas – viajamos juntos, debatemos estratégias, discutimos decisões de negócios e desenvolvemos um relacionamento próximo. Mas, naquele momento, eu não percebia que ele estava planejando o futuro.
A pergunta veio em uma noite tranquila, em uma cabana que dividíamos na trilha entre Signaldalen (Noruega) e Jukkasjärvi (Suécia). Sem hesitar, disse sim. Prometi a ele que faria o máximo para preservar os altos padrões e os fortes valores que sua empresa passou a representar. Naquele instante, soube que estava assumindo um compromisso para a vida toda.

Uma perspectiva de longo prazo


Hoje, 20 anos depois, tenho orgulho de fazer parte de uma empresa e de uma marca onde a visão de longo prazo guia todas as nossas decisões e operações. Desenvolvemos equipamentos para atividades ao ar livre projetados para resistir a décadas de uso, podendo ser revendidos, reutilizados e até passados para a próxima geração. Isso faz sentido para mim, para nossos clientes e, mais importante, para o meio ambiente.
Nesta temporada de primavera e verão, seguimos firmes nesse compromisso. Em um mundo de consumo acelerado, escolhemos incentivar compras conscientes. Pedimos aos nossos clientes que optem por qualidade em vez de quantidade e que usem seus produtos por mais tempo. Afinal, os produtos Fjällräven não são feitos apenas para uma viagem de fim de semana ou uma única temporada ao ar livre, mas para uma vida inteira de aventuras.